Em um domingo de frio em São Paulo e regado ao som de ukulele’s, emergiu em uma boa conversa sobre agilidade junto com meu amigo Manoel Pimentel, o “TAPAs no PBB”.

O Product Backlog Building (PBB) facilita a descoberta e escrita de user stories, após o preenchimento do PBB Canvas.

O TAPAs ajuda os times a um bom entendimento e aprendizado da user stories através de um joguinho de cartões que permite um conversa para decidir se uma user stories é: Tangível, Atômica, Preciosa, Acessível (no original em inglês Tangible, Atomic, Precious and Affordable).  

Esses conceitos são baseados na metáfora de que uma user story pequena é similar ao famoso estilo de comida espanhola. Isso significa que uma user story deve ser algo pequeno, que cabe na mão, não muito caro para fazer e seja capaz de resolver no mínimo uma pequena parte do problema (aliviar um pouquinho a fome, por exemplo) .    

Ok! Mas a onde entra o TAPAs no PBB???

O PBB ajuda a esclarecer o backlog dos times e a esclarecer as user stories e o TAPAs entra justamente para dar um tapa final no backlog. Com o backlog priorizado e com os itens representados como user stories, o time decidi se cada user story é, Tangível? (Tátil, Concreto e Específico), Atômica? (Pequeno e Autônomo), Preciosa? (É capaz de resolver o problema de um usuário) e Acessível? (Permite uma implementação viável e direta), ou seja, “TAPAs”.

O TAPAs tem uma aplicação prática no refinamento do backlog, mas funciona muito bem em uma sessão final no PBB, validando os itens prioritários do backlog, ou seja, os possíveis itens de backlog que o time irá se comprometer para primeira sprint.

Literalmente, Dando um TAPAs no PBB!!!

Veja mais sobre…

PBB: pbb.guide

TAPAs: https://medium.com/@Elabor8/making-tapas-with-your-user-stories-94b013541b38

Deixei seu comentário